Livros

 awake-mockupdespertar

Awake

Com versão em inglês e português, AWAKE ou DESPERTAR, é um Silent Book, um livro sem palavras, concebido especialmente para adolescentes. Nele, após pesquisas iniciadas em Bolonha na Itália, e com a colaboração de artistas, psicólogos, e educadores, a autora apresenta através de imagens cuidadosamente concebidas, cinco eixos temáticos que compreendem a vida, conferindo ao leitor a possibiliade de uma ampliação de sua consciência, e a oportunidade de tornar-se herói de si mesmo através da narrativa construída por ele próprio.

Trazendo um conceito  de alfabetização visual, Awake traz ao jovem leitor a oportunidade de criar a palavra através da leitura crítica da imagem.

A utilização de aspectos lúdicos amplia a percepção do leitor, fazendo nascer a palavra através de um proesso íntimo e silencioso.

Awake ou Despertar, é um livro para ser lido com todos os sentidos.

 

GUIDANCE BOOK – AWAKE

LIVRO GUIA – DESPERTAR

 

Também com versão em inglês, o  livro guia de AWAKE ou DESPERTAR, é voltado para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o SILENT BOOK.

Traz um apanhado de toda concepção do livro, e aponta de forma cuidadosa, tanto aspectos pedagógicos, como informativos, que compreendem a alfabetiação visual e sua  importância para o mundo contemporâneo.

No livro Guia, também são apresentados de forma explícita através da narrativa do ilustrador, toda forma de concepção das imagens, sua linguagem fiigurada com aspectos de semiótica.

O Livro Guia destina-se a todos os que desejam compreender com mais profundidade o conceito do Silent Book, suas vantagens na utilização por jovens, e oferece orientações para aqueles que desejam utilizar o Silent Book em oficinas, trabalhos coletivos, ou em sala de aula.

 

o-barato-para-criancas-adoles o-barato-para-criancas

O Barato das Baratas

Em duas versões, uma para adolescentes e outra para jovens, a obra trata-se de uma fábula que permite trabalhar um tema contemporâneo e atual: as drogas.Com ilustrações da russa Irina Augustnovich, as obras são uma poderosa ferramenta para o enfrentamento em familia e na sala de aula, um tema de grande importância na vida dos jovens.

 

ed-alvorada-pipa-lua-mockup-frente-1

A Pipa e a Lua

Um balanço onde se embalam tantos sonhos…neste doce embalar de sonhos, nasceu o Livro A Pipa e a Lua. Um universo de encanto e poesia, iluminado nas cores da artista plastica Ana Ruas. Um livro sensível que enolve o leitor no universo da arte, poesia e literatura, atraves de uma doce viagem pela imaginação. Uma proposta voltada ao sonho de toda criança: as grandes e pequenas.

 

Mãos ao alto! Passa o boné!

Mãos ao alto! Passa o boné!

Presa fácil das armadilhas de uma engrenagem social que produz anjos e demônios com o mesmo material: o desejo de fazer parte. Mãos ao alto! Passa o boné! Ou seria: mãos ao alto, me dê sua mão? Um pedido de socorro, uma proposta de esperança.

kiko o menino que não dormia

Kiko – O menino que não dormia

A narrativa do livro traz o conceito da magnitude e da imutabilidade do tempo e de como ele pode interferir em todas as situações da vida, principalmente frente ao dinamismo do trânsito.   Kiko, o personagem principal não dormia para esperar o dia nascer e assim contemplar a beleza do amanhecer, o silêncio, a tranqüilidade e a organização do trânsito. Ganhou de presente de seu avô, um relógio mágico que podia parar o tempo por sete minutos e começou a usá-lo para evitar acidentes aconteciam em virtude da imprudência dos condutores. O livro convida a criança a uma reflexão através de um objeto que não existe, mas que comanda o tempo de agora, que é o tempo presente, que deve ser vivido como um “presente” valioso, a fim de evitar imprudências e tragédias.

editora-alvorada-carlos-mockup

Carlos – O garoto que sonhava

Kiko cresceu e se tornou Carlos, um adolescente que se incomodava com a bagunça e desorganização do trânsito. Inusitadamente,  passou a sonhar e prever acidentes de que poderiam ser evitado se as Leis de Trânsito fossem devidamente respeitadas. Carlos começou a agir em silêncio pois custou a entender o que de fato se passava, e quando constatou que seus sonhos se realizavam, começou a agir anonimamente sendo responsável pela organização de campanhas educativas na sua escola, que contaram a com participação dos seus colegas e pais na busca de um trânsito mais seguro. Várias escolas aderiram às campanhas e juntos puderam ter uma cidade mais organizada, sem transtornos e violência no trânsito.

Enquanto mamãe não vem – aprendendo que nem tudo na vida é cor-de-rosa

Enquanto mamãe não vem – aprendendo que nem tudo na vida é cor-de-rosa

Uma história de adoção, contada pela voz de uma criança que vive com sua avó e vários cachorrinhos. Baseado em histórias reais, o livro trata do cotidiano de crianças que vivem em abrigos, seja por conta do abandono dos pais, ou mesmo as que sofrem maus tratos, ou ainda aquelas que estão à espera do retorno à própria família.  Juliana vive com sua avó, e Lara vive em um abrigo. As meninas se conhecem na escola e Juliana passa a indagar as dificuldades de se morar em um abrigo. O desfecho da história é feliz, pois  Lara  é adotada e juntas elas comemoram o primeiro natal em família.

rs_43875_1342489824

Planeta Dos Carecas ou Zion the Baldies’ Planet

Neste livro com versão em inglês, a autora leva o leitor a um planeta imaginário onde todos são carecas e somente quem é doente tem cabelo. O livro oportuniza à criança, a reflexão sobre o enfrentamento das  diferenças que estão entre nós.Uma forma divertida e bem humorada para falar  sobre e câncer infantil. Toda a renda obtida com a venda do livro é revertida para AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer) que recebeu da autora, a doação dos direitos autorais.

ed-alvorada-xampu-para-carecas-mockup-frente-1

Xampu para Carecas 

Com o sucesso de Planeta dos Carecas, nasceu Xampu para carecas, uma história delicada, cheia de graça e leveza, contada pela voz de uma menina que perdeu os cabelos por causa de uma doença misteriosa.

Inspirado em uma história real, o livro é dedicado `a sua protagonista na Vida real Nayara Karoline do Prado. Parte dos direitos autorais  doados `a entidades de atuação no tratamento do câncer infantil.

ed-alvorada-retalhos-de-verdades-mockup

Retalhos de Verdades

Livro de estréia da autora, editado em tiragem reduzida pela Fundação de Cultura, agora renasce com  nova encadernação e proposta editorial, através da editora Alvorada e é apresentado nacionalmente na XV Bienal Internacional do Rio.O livro foi concebido para dar voz a algumas das vivências profissionais da autora, coletadas no dia a dia de sua atuação ainda  como Promotora de Justiça.   Uma coletânea de crônicas-poemas,  de crianças vítimas de violações de direitos, de vidas marcadas por histórias repletas de realismo.  Ariadne Cantú, que vivenciou centenas dessas histórias durante o período que atuou no atendimento a crianças vítimas de violações – transformou-as em linhas leves, porém recheadas de verdades presentes na infância roubada de tantas crianças.

garatujas

Garatujas

Livro de estréia da autora na poesia, é ofertado ao leitor como o “engatinhar, as garatujas de seus dedos” e condensa poemas repletos de peculiaridades, com foco no ser humano e no sentimento maior que move a sua natureza: o amor.

30-dias

30 Dias

Livro de crônicas escrito em prosa poética, conduz o leitor a uma viagem a um baú de emoções, coletadas cuidadosamente em fatos e

situações comuns, trazendo um novo olhar, sobre tantas coisas já vistas, que refletem o ser humano em sua total dimensão.

sentimentos

Série Sentimentos

Uma obra com dez volumes, traduzindo em poesias que entremeiam frases e imagens. dez sentimentos. Os livros, independentes entre si, fazem parte de uma coleção para sonhar, recheando o coração de pequenas frases que alimentam o pensamento de todos os dias.

vidas-interrompidas

Vidas Interrompidas

Um livro com a força da verdade, esculpido em palavras de jovens cheios de sonhos. Uma história como tantas outras, e por isso tão real e tão recheada de sensibilidade. Nesta obra, a autora revela os caminhos percorridos por quem vive a trajédia da fatalidade nos acidentes de trânsito.